Desde 2003 com soluções corporativas.

Alguma dúvida? Entre em contato: (11) 4043-0030

Cibersegurança: 5 lições para manter a rede e os dados do seu negócio protegidos

5 lições de cibersegurança

Impossível pensar o dia a dia de uma empresa sem computadores e internet, não é mesmo? Porém, não adianta ter os melhores equipamentos, softwares e ótima conexão se não existir preocupação com a cibersegurança.

Conjunto de medidas tecnológicas que protegem computadores, redes, programas e informações de qualquer invasão suspeita ou indevida, a cibersegurança objetiva evitar que pessoas e empresas sofram qualquer tipo de prejuízo devido ao acesso não autorizado aos seus sistemas e dados.  

Neste artigo, nós selecionamos 5 dicas que ajudam a manter os dados de um negócio em segurança. Confira!

1. Estabeleça uma Política de Segurança da Informação 

Para garantir a segurança da rede e dos dados do negócio, é muito importante que sua empresa tenha uma Política de Segurança da Informação (PSI) bem definida. 

A PSI é um documento que deve reunir todas as iniciativas, normas, posturas e métricas ligadas à segurança da informação, em todos os setores da empresa. Fundamental para a manutenção das boas práticas de proteção de dados, essa documentação deve ser minuciosa e estar sempre atualizada.

2. Ofereça treinamentos de segurança da informação aos colaboradores da empresa

Não basta implementar uma Política de Segurança da Informação, é preciso que seus colaboradores entendam os riscos envolvidos na cibersegurança e que conheçam as estratégias para reduzi-los.  

Isso só é possível com treinamentos constantes para manter os profissionais bem informados e atualizados sobre as medidas de segurança adotadas pela empresa. 

3. Faça backups

É sempre melhor prevenir do que remediar. Assim, ter uma estratégia de backups é essencial para conseguir recuperar dados e informações de sua empresa caso elas sejam interceptadas ou danificadas.

O ideal é que se faça três backups dos dados, armazene dois deles na empresa, em HDs externos diferentes. E o terceiro deve ser mantido fora da empresa. 

Uma alternativa que vem sendo cada vez mais usada e ajuda na proteção de dados e nas ações de cibersegurança é optar pelo backup em nuvem, prática que aumenta a segurança de informação e ajuda a reduzir custos com TI. 

4.  Crie uma rede Wi-Fi para visitantes

Se você costuma receber visitantes na sua empresa, como clientes e parceiros, o ideal é criar uma rede Wi-Fi diferente para eles, assim pessoas externas ao negócio não terão acesso à rede doméstica.

Com isso, você diminui os riscos de compartilhamento de malwares e limita a quantidade de informação que os visitantes podem ver e acessar.

5. Mantenha softwares e aplicativos atualizados

Hackers estão sempre procurando vulnerabilidades nos sistemas e aplicativos que sua empresa utiliza. Por isso, empresas de software trabalham duro para resolver fragilidades nos sistemas. 

Assim, eles  precisam de atualizações regulares, pois modificam e renovam suas estruturas com o passar do tempo.
Nosso conteúdo foi útil e você quer saber mais sobre como proteger sua empresa com estratégias de cibersegurança? Então, acesse nosso site, entre em contato e conheça os serviços da Sepher IT.

Share:

No Comments Yet.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.