Desde 2003 com soluções corporativas.

Alguma dúvida? Entre em contato: (11) 4043-0030

LGPD: saiba como adequar seu escritório à legislação que entra em vigor esse ano

lgpd

A LGPD entra em vigor em agosto e, com suas regras, deve mudar a forma como empresas de todos os segmentos tratam informações pessoais dos seus clientes.

Você já sabe como adequar seu negócio à nova lei e evitar prejuízos? Se a sua resposta é não, leia o artigo e veja dicas de como garantir que sua empresa obedeça às regras dessa legislação. 

O que é LGPD

Lei de número 13.709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados considera o cenário atual de contínua expansão do uso da internet e tem como principal objetivo garantir mais transparência no uso de dados de pessoas físicas por empresas e terceiros.

A LGPD observa os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade para estabelecer normas a respeito do tratamento e armazenamento de dados pessoais, que com a nova legislação só poderão ser coletados e usados com autorização de seu proprietário.

Quais prejuízos o não cumprimento da nova legislação pode trazer para o negócio

As falhas no tratamento de dados de clientes podem gerar diversos prejuízos ao negócio. O primeiro deles são as manchas na reputação da empresa, que pode perder a confiança do mercado e passar a ser vista como uma entidade que não dá atenção à segurança da informação e à proteção dos dados de seus clientes. 

O descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados pode gerar processos na justiça, movidos por clientes que acreditarem que seus dados não foram tratados de forma regular. Além disso, a LGPD prevê multas que vão de 2% do faturamento líquido da empresa no ano anterior à autuação a até R$ 50 milhões.

Dicas para adequar a empresa à Lei Geral de Proteção de Dados

Crie uma equipe para liderar a adequação da empresa à LGPD: assim, haverá pessoas capacitadas responsáveis pelas ações necessárias para adequar a empresa às regras da nova legislação. 

Mapeie os métodos e processos de tratamento de dados da empresa: apenas com esse mapeamento será possível saber o que é preciso mudar na operação da empresa para que o tratamento de dados passe a cumprir às normas da LGPD. 

Invista em compliance: governança de TI e políticas de segurança serão fundamentais para garantir processos de tratamento de dados que não infrinjam a Lei.

Contrate os serviços de uma empresa especializada em Tecnologia da Informação: só uma empresa com expertise em segurança da informação poderá indicar os pontos que precisam ser melhorados para garantir a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Quer garantir a adequação de sua empresa às normas da LGPD. Então, acesse o site da Sepher IT e saiba como nossos serviços podem ajudar seu negócio a estar em conformidade com a nova legislação.

10 Maneiras de Proteger a Rede da sua Empresa - Ebook Gratuito10 Maneiras de Proteger a Rede da sua Empresa - Ebook Gratuito
Share:

No Comments Yet.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.